7º Firebird Developers Day – Prepare-se

Está chegando aquela época gostosa do ano. O frio está batendo a porta e o próximo Firebird Developers Day está chegando.


Teatro Unimep Piracicaba Firebird Developers Day

Chegada no teatro da Unimep em Piracicaba

O FDD é um evento especial para mim. Há dois anos, na 5ª edição, eu pude conversar com colegas de Firebird, mostrar protótipos do Sinática Monitor e consolidar a idéia de um produto que é um sucesso. A Sinática Tecnologia da Informação nasceu poucos meses depois.

No ano seguinte, a 6ª edição também foi memorável. Pude reencontrar colegas e firmar uma parceria com a turma da revista ActiveDelphi. Desta parceria nasceram quatro artigos publicados e um quinto que sairá na edição de Junho/2010.

Este ano a 7ª edição do FDD terá um sabor novo para mim. Pela primeira vez vou subir no palco e apresentar duas palestras. A primeira será uma introdução a nova Trace API do Firebird 2.5. A segunda trará uma abordagem prática sobre como identificar e resolver os problemas mais comuns de desempenho com Firebird.

Como um perfeccionista assumido, estou trabalhando duro para criar duas palestras interessantes, instrutivas e acessíveis. Fica aqui meu agradecimento ao Carlos Cantu pela oportunidade e um convite a você.

FDD 2010

Venha para o 7º Firebird Developers Day em Piracicaba dia 17 de Julho de 2010. Você terá palestras de qualidade sobre temas diversos relacionados ao Firebird, poderá conhecer em pessoa aqueles colegas de fórum que você só conhece online e poderá comemorar o 10º aniversário do Firebird. Como maior evento Firebird do mundo, o FDD não é apenas ‘um’ evento, ele é ‘o’ evento para quem usa Firebird.

A Sinática terá um stand montado na entrada do evento e o Sinática Monitor será vendido com 50% de desconto somente no dia. Prepare-se e aproveite!

Espero você lá!

Nenhum comentário

Sinática Monitor 2.2 para Firebird

Já está disponível para download a nova versão do Sinática Monitor for Firebird.

Entre as novidades estão:

  • Alarmes para logs do servidor
  • Envio de alarmes por email

Leia mais sobre o que há de novo e confira os detalhes completos nas Notas da Versão.

Baixe agora!

E como sempre, suas ideias são muito bem-vindas. Mande suas dúvidas e sugestões para .

Nenhum comentário

Preparação para o Firebird 2.5 – MindTheBird

Na medida em que o Firebird 2.5 se aproxima do release final, uma nova campanha nasce para ajudar a aumentar sua visibilidade e reconhecimento.

Bem-vindo MindTheBird!

MindTheBird! fornece uma infra-estrutura de comunicação, materiais de marketing e aconselhamento para usuários do Firebird, jornalistas e até mesmo competidores. Nós encorajamos todos os desenvolvedores e entusiastas do Firebird a fazer parte desta campanha tão importante.

A campanha MindTheBird e o seu website são coordenados por Dmitry Kuzmenko e fornecem banners, apresentações e modelos de email para ajudar você a espalhar a palavra Firebird.

A Sinática está participando junto com vários outros fabricantes de ferramentas e está oferecendo licenças gratuitas para os Embaixadores Firebird mais ativos.

Seja você um Embaixador Firebird.

Converse sobre o Firebird com aquele seu amigo que ainda depende do MySql. Envie alguns links ou faça uma apresentação para aquele seu chefe que insiste em trabalhar exclusivamente com bancos de dados caríssimos. Organize um workshop para ajudar seus colegas de trabalho a começar a usar o Firebird. Deixe seus colegas saber que o Firebird é uma alternativa de banco de dados realmente livre e maduro.

Nenhum comentário

Sinática Monitor 2.2 beta para Firebird

Já está disponível para download o beta da próxima versão do Sinática Monitor.

Você está convidado a testá-lo e .

As novidades incluem:

  • Envio de alarmes por email
  • Recuperação de planos de execução
  • Alarmes para o log do servidor

A versão final junto com uma descrição mais detalhada das novidades será disponibilizada durante as próximas duas semanas.

Por favor tenha em mente que este software é beta. Recomenda-se um backup das configurações do Sinática Monitor. Os arquivos podem ser encontrados no diretório {AppData}\Sinatica\Monitor folder.

Baixe agora!

Nenhum comentário

Bug Invalid BLOB ID no Firebird 2.1.3

Edição 21/Set: O Sinática Monitor 2.1.03 corrige este problema. Você pode baixá-lo agora. O bug original no Firebird 2.1.3 também já está corrigido no CVS.

Se você seguiu o meu conselho e depois de atualizar para o Firebird 2.1.3 começou a receber erros com a mensagem “invalid BLOB ID”, por favor atualize para o Sinática Monitor 2.1.3.

Existe uma condição muito específica que dispara este erro e é muito provável que você não será afetado. Se você estiver sendo afetado, no entanto, por favor verifique o seu ambiente:

  • Nos meus testes o bug só ocorre quando existem clientes conectados usando charset NONE. Se você mudar os clientes para que usem um charset apropriado como ASCII, ISO8859_1 ou UTF8, o erro desaparece. Qualquer charset diferente de NONE resolve. Também se certifique de que o Sinática Monitor não está usando charset NONE.
  • Se você encontrou este erro em uma condição não relacionada ao charset NONE, por favor comigo. Qualquer informação adicional será útil.

Uma nova versão do Sinática Monitor está disponível para corrigir este problema.

Nenhum comentário

Firebird 2.1.3 – Atualização recomendada

Ontem foi liberada a nova versão 2.1.3 do Firebird. Como toda versão de manutenção ela concentra apenas correções e é recomendada a todos usando versões anteriores da série 2.1.

Mudança no modo padrão de autenticação

O Release Notes avisa logo no início sobre uma mudança que pode quebrar instalações atuais: O modo de autenticação padrão passou de mixed para native. Na prática isto significa que antes da versão 2.1.3 você podia usar autenticação tanto do windows quanto do firebird sem mexer na configuração.

A partir de agora quem quiser usar autenticação windows deverá dizer explicitamente no arquivo de configuração firebird.conf:

Authentication = mixed

nBackup mais leve

O nBackup nas versões anteriores a 2.1.3 podia exaurir os recuros de I/O do servidor fazendo com que a operação da base de dados fosse fortemente afetada. A partir do Firebird 2.1.3 o nBackup está mais leve e pode ser usado sem problemas mesmo durante períodos de grande carga na base de dados.

Correções no monitoramento

Algumas correções são especialmente importantes para usuários do Sinática Monitor e para quem usa as tabelas de monitoramento.

  • Erro “cannot transliterate” acontecia ao ler as tabelas de monitoramento contendo dados gerados por uma conexão sem character set.
  • Possibilidade de “erros de clumplet“ ao usar tabelas de monitoramento com Classic Server Linux.
  • Instabilidade nos dados das tabelas de monitoramento em momentos de conexão e desconexão de clients.

Outras correções

A lista de correções é extensa e pode-se perceber que a turma de desenvolvimento do Firebird tem a qualidade como primeiro objetivo. Parabéns a todo o pessoal envolvido neste release e mantenha os dedos cruzados para o Firebird 2.5!

1 comentário

Revista Active Delphi de Agosto

Esta semana recebi a revista Active Delphi com uma surpresa agradável. Meu primeiríssimo artigo publicado.

No texto Identificação de problemas de desempenho com Firebird eu falo sobre a necessidade de avaliar as questões de performance antes de colocar a mão na massa para mexer na aplicação ou na infra-estrutura.

Um grande obrigado ao Kelver Merlotti pelo convite e a toda a equipe da revista pela oportunidade.

1 comentário

Novo Sinática Monitor com suporte ao Firebird 2.5

O novo Sinática Monitor 2.1 for Firebird já está disponível para download.

Este release inclui suporte ao monitoramento de bases Firebird 2.5, novos alarmes e a possibilidade de configurar o layout da página de gráficos.

Saiba mais sobre o que há de novo ou veja as notas da versão com a lista completa de mudanças.

Baixe o Sinática Monitor 2.1 agora mesmo!

Nenhum comentário

Promoção para participantes do FDD

Amanhã é o último dia para se inscrever no FDD. Se você ainda não se inscreveu, não tem mais desculpas. O incentivo que faltava acabou de chegar!
Os participantes do FDD poderão comprar o Sinática Monitor com um belo desconto.
Esta promoção é diferente das outras. É uma promoção surpresa. Os participantes receberão um email com todos os detalhes logo após o evento.

Então se você vai participar do FDD e está pensando em comprar o Sinática Monitor, espere até a próxima semana.
E não hesite em me procurar pra conversar entre uma palestra e outra.

Nenhum comentário

6º FDD – Firebird Developers Day

Acontece neste 4 de Julho em Piracicaba a sexta edição do Firebird Developers Day.

E chega com novidades: A Madness Session abrirá espaço para o pessoal fazer perguntas diretamente aos palestrantes. Gostei da idéia. Pode tornas as palestras mais fluidas já que a turma sabe que vai ter espaço garantido pra fazer sua pergunta depois.

Outra boa notícia é a presença de Vlad Khorsun, um dos principais desenvolvedores do Firebird hoje. Ele apresentará duas sessões. Uma sobre CTE (Common Table Expressions) e outra sobre as novidades do Firebird 2.5.

Também não dá para perder as duas palestras do Dmitri Kouzmenko. Em uma delas, chamada de “Manutenção em bancos de dados”, ele promete mostrar várias formas de monitorar a base de dados. Será que ele vai mencionar o Sinática Monitor?

Da turma brasileira, duas palestras estão chamando a minha atenção: “Estrutura e organização de bancos de dados para sites Web” apresentada por Maurício Longo. E “Otimizando consultas no Firebird 2.1 através do Execute Block e Selects Aninhados” apresentada por Eduardo Jedliczka.

O evento é ótimo e recomendo. Participei ano passado e com certeza este ano estarei lá novamente.

Nenhum comentário
Próxima página »