5º Firebird Developers Day - O que o futuro reserva


Dois dias fantásticos falando sobre Firebird com pessoas ótimas. Foi assim meu primeiro Firebird Developers Day.

Teatro Unimep Piracicaba Firebird Developers Day

Chegando no teatro da Unimep

Aprendi algumas novidades e saí com uma ótima perspectiva sobre o futuro do projeto. Perspectiva que compartilho agora com você.

Firebird 3.0

Podemos esperar um híbrido baseado no ClassicServer mas com boas doses de código do SuperServer e do Vulcan. E isto é bom. Nada de mudanças bruscas que levariam decadas para estabilizar. A proposta da equipe Firebird, segundo Dmitry Yemanov, é evolucionária e não revolucionária.

Teatro Unimep Piracicaba Firebird Developers Day

Logo cedo já estava movimentado

O Dmitry Yemanov também foi bastante enfático quanto a compartilhar os caches de dados e metadados. Pelo jeito o cache dedicado do ClassicServer está mesmo com os dias contatos. Amén.

A instalação e configuração devem ficar mais fáceis, com apenas um executável para todas as arquiteturas.

Na MasterClass tive a oportunidade de expressar o quanto eu gosto das tabelas de monitoramento e como elas facilitam a vida de um administrador de bancos de dados. E a boa notícia é que parece que a equipe Firebird também está interessada em extendê-las.

Teatro Unimep Piracicaba Firebird Developers Day

Eu fui o último a sair! :)

Firebird 4?

Quando perguntei sobre um interpretador nativo de SQL o Dmitry Yemanov disse que é muito interessante para o Firebird e está nos planos, mas não existe agenda então ele não pode prometer nada.

O Firebird internamente traduz SQL para uma linguagem recursiva proprietária chamada BLR para então executar os comandos em BLR. Em teoria ter um interpretador SQL nativo traria um leve aumento de performance na preparação do comando. Mas mais importante, tornaria mais simples extender a sintaxe SQL do Firebird.

O mesmo vale para para a inclusão de histogramas de distribuição de valores em índices. Não há previsão.

Encontros

Outra parte fantástica do FDD foi encontrar e conhecer nossos colegas russos Dmitry Kuzmenko (IBSurgeon), Dmitry Yemanov (Firebird SQL) e Michael Phlippenko (Fast Report). E também alguns dos palestrantes como o Alexandre Benson Smith (Thor Software), o Professor Beto (Unimep) e o Luis Paulo (Chamando.com.br).

Nada disso seria possível, é claro, sem o pessoal da Firebase.com.br. Obrigadão a eles e em especial ao Carlos Cantu pela organização do evento.

tela boa noite

Este terminal da Unimep fala por mim.

Até o ano que vem!

4 comentários to “5º Firebird Developers Day - O que o futuro reserva”

  1. Muito interessante estas novidades sobre o projeto do Firebird. Douglas, com as atualiza otimizações no projeto, como o Firebird está classificado em relação aos demais players em banco de dados como MySQL, PostGres e Oracle por exemplo?
    Seria muito bom se você pudesse comentar sobre isto, é uma informação bastante útil especialmente para leigos em Firebird como eu.

  2. Marcelino, o Firebird ainda é bem desconhecido se comparado aos outros bancos de dados. Mesmo com características mais avançadas que alguns deles.
    O investimento que o projeto faz em marketing é mínimo, o que é uma pena.
    Mas gostei da idéia. Está anotada. Obrigado!

  3. Douglas, para quando que está previsto o lançamento do Firebird 3 hein??? Alguém sabe??

  4. O Firebird 2.5 está em alpha. O beta deve ser lançado a qualquer momento e a versão final deve sair no final deste ano.
    Já o 3.0 é mais difícil de dizer. Se eu fosse chutar, diria que no será no meio do ano que vem. Mas não vou chutar (ôpa, já chutei!).

Faça um comentário