Firebird 2.1.3 – Atualização recomendada


Ontem foi liberada a nova versão 2.1.3 do Firebird. Como toda versão de manutenção ela concentra apenas correções e é recomendada a todos usando versões anteriores da série 2.1.

Mudança no modo padrão de autenticação

O Release Notes avisa logo no início sobre uma mudança que pode quebrar instalações atuais: O modo de autenticação padrão passou de mixed para native. Na prática isto significa que antes da versão 2.1.3 você podia usar autenticação tanto do windows quanto do firebird sem mexer na configuração.

A partir de agora quem quiser usar autenticação windows deverá dizer explicitamente no arquivo de configuração firebird.conf:

Authentication = mixed

nBackup mais leve

O nBackup nas versões anteriores a 2.1.3 podia exaurir os recuros de I/O do servidor fazendo com que a operação da base de dados fosse fortemente afetada. A partir do Firebird 2.1.3 o nBackup está mais leve e pode ser usado sem problemas mesmo durante períodos de grande carga na base de dados.

Correções no monitoramento

Algumas correções são especialmente importantes para usuários do Sinática Monitor e para quem usa as tabelas de monitoramento.

  • Erro “cannot transliterate” acontecia ao ler as tabelas de monitoramento contendo dados gerados por uma conexão sem character set.
  • Possibilidade de “erros de clumplet“ ao usar tabelas de monitoramento com Classic Server Linux.
  • Instabilidade nos dados das tabelas de monitoramento em momentos de conexão e desconexão de clients.

Outras correções

A lista de correções é extensa e pode-se perceber que a turma de desenvolvimento do Firebird tem a qualidade como primeiro objetivo. Parabéns a todo o pessoal envolvido neste release e mantenha os dedos cruzados para o Firebird 2.5!

1 comentário to “Firebird 2.1.3 – Atualização recomendada”

  1. [...] Firebird 2.1.3 – Atualização recomendada 2009 18 [...]

Faça um comentário