O Sinática Monitor pode te auxiliar a aumentar o desempenho do seu servidor Firebird.Eliminando comandos lentosUm dos primeiros passos para otimizar uma base de dados Firebird é identificar quais são os comandos SQL mais pesados. Somente após identificá-los podemos decidir que tipo de otimização será necessária.
Alarme de Comando Lento
Diminuindo o consumo de I/O de discoOutro passo importante no aperfeiçoamento do seu banco de dados Firebird é diminuir o consumo de I/O de disco. Com o Sinática Monitor você tem duas ferramentas importantes para identificar os consumidores de I/O.
Gráfico de consumidores de I/O
Além disso, o Sinática Monitor também rastreia o índice de varredura de tabelas de cada comando SQL. Idealmente, os comandos devem acessar as tabelas de forma indexada. No entanto, nem todos os comandos acessam as tabelas dessa maneira. Alguns executam uma varredura de tabela (do inglês Table Scan) e consomem muito I/O de disco.
Alarme de Varredura de Tabelas
Garantindo bom fluxo de transaçõesO bom gerenciamento de transações é essencial para o bom desempenho do Firebird. Quando uma transação fica aberta por muito tempo (alguns dias ou mesmo algumas horas, dependendo da carga) o servidor Firebird começa a sofrer com excesso de versões de registros. Isto causa lentidão crescente até o total travamento do servidor.
Alarme de Transação Presa
Monitoramento constanteCom o Sinática Monitor você tem um aliado monitorando a base de dados o tempo todo. Não espere seu cliente reclamar da performance do servidor Firebird. Mantenha uma monitoração ativa e seja avisado aos primeiros sinais de problema. |